Adaptações

Muitas obras de Rubem Fonseca foram adaptadas para o cinema, televisão e teatro.

Para o Cinema:


* Bufo & Spallanzani (em colaboração com Patrícia Melo e Flávio R. Tambellini).
Longa-metragem, direção de Flávio R. Tambellini, 2001. Com José Mayer, Tony Ramos e outros.

O filme se vale do bom elenco e da paisagem do Rio para transpor para a tela o casamento entre trama policial e universo carioca que marca o romance e parte da obra de Rubem Fonseca. O roteiro foi premiado no Festival de Miami de 2001.
* A grande arte
Longa-metragem, direção de Walter Salles, 1991. Com Peter Coyote, Tcheky Karyo, Raul Cortez e outros.
O advogado carioca que protagoniza o romance se transformou num fotógrafo americano nesta produção internacional. Primeiro longa-metragem de Walter Salles. O roteiro foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte.




* Relatório de um homem casado
Longa-metragem, direção de Flávio Tambellini, 1973. Com Otávio Augusto, Paulo César Pereio e outros.
Adaptação do conto “Relatório de Carlos”, o filme acompanha um homem dividido entre duas mulheres e muitas angústias. Uma revelação feita a ele pelo pai moribundo é fundamental na trama.



* Lucia Mccartney, uma garota de programa
Longa-metragem, direção David Neves, 1971. Com Rodolfo Arena, Nelson Dantas, Odete Lara e outros.
Adaptção do romance Lucia Mccartney, de Rubem Fonseca, o filme apresenta a história de um diplomata que, nos anos 60, tenta tirar um garota de programa da prostituição ao se apaixonar por ela.



* O Cobrador
Em 2006, sob a direção de Paul Leduc, é lançado o filme O Cobrador, baseado em quatro contos de Rubem Fonseca: "O Cobrador", do livro homônimo; "Passeio Noturno", do livro Feliz Ano Novo; "Cidade de Deus", do livro Histórias de Amor; e "Placebo", do livro O Buraco na Parede. Veja o triller.





Em nossas pesquisas vimos que algumas dessas adaptações até se tornaram tema de dissertação de mestrado. Antonio Claudio da Silva Barros, em A literatura na tela grande: obras de Rubem Fonseca adaptadas para o cinema, sob orientação do Prof. Dr. Adalberto Müller Júnior, apresenta as relações intertextuais da obra de Rubem Fonseca com o cinema, focalizando as adaptações Lucia Mccartney, uma garota de programa (David Neves, 1971) e A grande Arte (Walter Salles, 1991). Leia a dissertação na íntegra.
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Roteiros escritos por Rubem Fonseca para o cinema:

* Stelinha
Longa-metragem, direção de Miguel Faria, 1990. Com Ester Góes, Marcos Palmeira e outros.
A história de uma estrela decadente da música brasileira que se agarra à paixão por um homem mais jovem rendeu ao filme dez prêmios no Festival de Gramado de 1990, entre eles os de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro e melhor atriz.


* A extorsão
Longa-metragem, direção de Flávio Tambellini, 1974. Com Paulo César Pereio, Arlete Salles, Carlos Kroeber e outros.
Fotografado com sua amante, um homem passa a ser chantageado e tem a filha seqüestrada, o que leva sua vida a sofrer uma devassa.







 
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Para a Televisão:
*Nau Catarineta,(1978) adaptação e direção de Antunes Filho, TV Cultura.

*Mandrake,  (1983) adaptação de Euclides Marinho, direção de Roberto Farias, TV Globo.

*Agosto, (1993) adaptação de Jorge Furtado e Giba Assis Brasil, direção de   Paulo José, Denise Sarraceni e José Henrique Fonseca, TV Globo.

*Lúcia McCartney,  (1994)  adaptação de Geraldo Carneiro, direção Roberto Talma, TV Globo.

*A coleira do cão, (2001), adaptação de Antonio Calmon, direção de Roberto Farias, TV Globo.

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Para o Teatro:


*O gravador (1977), adaptação e direção de Roberto Vignatti. 
*Os cavalos (1979), direção coletiva e adaptação Grupo Panapaná.
*Lúcia McCartney (1987), adaptação de Geraldo Carneiro, direção de Miguel Falabella.
*O cobrador (1990), adaptação coletiva, direção de Bete Lopes.
*Idiotas que falam outra língua(1999), adaptação e direção de Fernando Guerreiro.
*Agosto (2000), “construção de uma trama entre dança, música e cenografia”. Adaptação e direção de Eliana e Sofia Cavalcante.